Notícias

18 de janeiro de 2018

Devo tosar meu pet no verão?

Ah o verão, calor chega e surge a dúvida: Tosar ou não tosar meu animalzinho?

Devo tosar meu cachorro no verão?
Os animais possuem um mecanismo próprio para a regulação da temperatura corporal: sua transpiração é basicamente pela língua, coxins (almofadinhas das patas) e barriga. Por isso que no calor vários ficam com a língua de fora e deitando no chão mais frio.

Entretanto nada impede de darmos uma “mãozinha” para ajudar a aliviá-los nos dias quentes, não é mesmo?

A primeira ideia que nos vem a cabeça é raspar para aliviar do calor proveniente da pelagem mas ATENÇÃO: lembre-se de que os pelos funcionam como barreira de proteção térmica natural e não se deve raspá-los totalmente (a menos que indicado por um veterinário de sua confiança).

Opte sempre por tosas que não deixem o pelo nem muito longo nem muito curto, pois desta forma você ajuda seu cãozinho a se livrar do calor excessivo sem expô-lo.

Cãezinhos com pelagem longa tendem a sofrer mais com o calor excessivo durante o verão, e a tosa mais baixa pode ajudar nesses dias mais quentes.

A tosa não é obrigatória, mas se torna necessária quando os pelos ficam embaraçados e com nós, o que faz com que o calor se mantenha junto ao corpo, impedindo que o ar chegue até a pele para refrescá-la. Para que isso possa ser evitado, mantenha sempre seu animal escovado.

A nossa dica para o verão é o Banho FURminator, uma das especialidades Puro Afeto. Ao remover a pelagem secundária, a lã e os pelos mortos dos cães deixamos apenas a pelagem primária, livrando o pet de toda aquela camada que estava apenas esquentando-o. Tudo isso sem num primeiro momento alterar a tosa/comprimento do pelo do seu cão. O Banho FURminator pode ser feito juntamente com a tosa para total alívio da sua mascote.

Então o ideal para o verão é manter o cão sempre muito bem escovado e a pelagem baixa mas com uma certa camada para manter a temperatura corporal; disponibilizar tigelas de água fresca constantemente e se possível um tapete ou superfície gelada que o cão possa deitar para se refrescar. Pronto, agora é só curtir o verão! 💜🌞

Leia mais...